Alpha Laboratório Reveilleau

Notícias

CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM EXAMES LABORATORIAIS

12 SEMANA ALPHA 02 03 CUIDADOS DE ENFERMAGEM

      A enfermagem, tanto hospitalar como ambulatorial e/ou domiciliar, está em constante presença no tratamento do paciente acometido por uma patologia, ou mesmo nas pessoas sadias que buscam o acompanhamento de sua saúde regularmente. 

       Assim, torna-se importante ser conhecedor da assistência correta prestada ao paciente no que diz respeito aos exames laboratoriais, uma vez que estes se constituem em instrumento de avaliação, acompanhamento e prevenção no tratamento dos indivíduos. São vários os tipos de exames laboratoriais existentes atualmente, cada vez mais o emprego da tecnologia vem auxiliando na análise de dados que possam garantir ao clínico um diagnóstico preciso do paciente.

    Desde a requisição do exame ao paciente, realizada pelo médico, existem vários fatores que podem induzir a um erro no resultado do exame. Ao contrário do que se pensa, não é apenas a análise do material que está sujeita a erros, mas também toda a fase do processo, ou seja, desde o momento da solicitação do exame, preparo, coleta e até a busca pelo resultado.

       Portanto, é possível considerar que a enfermagem está envolvida além da realização de técnicas, na questão informativa do processo, por meio do fornecimento de informações precisas sobre a realização do exame, locais de coleta, forma de coleta, cuidados antes do exame, retirada do exame e encaminhamento do resultado ao médico, e até mesmo na interpretação equivocada do resultado pelo próprio paciente.

Importância

  • Colaborar para um diagnóstico;
  • Medicina preventiva;
  • Avaliar a eficácia de um tratamento;

Avaliar o grau de aderência do paciente.

Influencia

  • Alimentação;
  • Ativida fisica;
  • Sono;
  • Faixa etária;
  • Diferentes fases do ciclo menstrual.

Material para exame

  1. O cumprimento do que se é recomendado por parte do paciente;
  2. Se as orientações foram fornecidas de forma correta;
  3. Coleta adequada;
  4. Fixação e o transporte do material correto.

         O enfermeiro deve sempre reforçar ao paciente a necessidade de seguir as devidas orientações para a coleta de materiais e a importância do rigoroso cumprimento delas para que sejam garantidos resultados seguros. Prestando atendimento acolhedor e humanizado.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/exames-laboratoriais-e-a-assistencia-de-enfermagem/23286

https://www.ebah.com.br/content/ABAAAeobYAB/exames-laboratoriais