Alpha Laboratório Reveilleau

Notícias

O que é Urticaria nervosa

2019 08 19 URTICARIA SITE2

A urticária é uma doença que pode ser agravada pelo estresse emocional, sendo muitas vezes classificada popularmente por urticária nervosa. No entanto, a urticária corresponde a uma reação exagerada do sistema imune a medicamentos, alimentos, infecções, picadas de inseto, temperaturas extremas, exposição solar, estresse, entre outros.

Esta reação do sistema imune provoca sintomas como lesões na pele em forma de placas avermelhadas que são caracterizadas por coceira intensa, irritação e inchaço, que surgem de repente e, geralmente, desaparecem em menos de 24 horas.

Quando a urticária é desencadeada por fatores emocionais, as causas devem-se geralmente a excesso de trabalho, mudanças de rotina, conflitos familiares, perda de emprego, frustrações ou qualquer outro fator estressante. Dessa forma, o acompanhamento psicológico é muito importante para o controle das emoções e, assim, evitar que a urticária seja desencadeada pelo estresse.

Quais os sintomas

Os sintomas característicos da urticária podem ser:

Coceira intensa em todo o corpo;

Irritação na pele;

Inchaço da epiderme;

Aspecto de vermelhidão;

Ardência na pele.

Estes sintomas podem aparecer quando a pessoa fica ansiosa e estressada, no entanto, estas pessoas já têm predisposição para a urticária e ela apenas é desencadeada ou exacerbada em situações de estresse ou outros, como exposição a temperaturas extremas ou contato ou ingestão de alérgenos.

Tratamento para urticária

O tratamento para urticária nervosa é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo na maioria das vezes recomendado pelo dermatologista o uso de anti-histamínicos, que permite o alívio da coceira e da irritação da pele. O tratamento deve ser seguido de acordo com a orientação médica, pois dosagens acima ou abaixo da recomendada pode atrapalhar o tratamento da urticária, agravar os sintomas ou causar outros problemas.

Além disso, quando a urticária é desencadeada por alterações emocionais que causam estresse ou tensão, é recomendado o acompanhamento psicológico para controle das emoções e, dessa forma, evitar crises de urticária devido a estes fatores.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico para a urticária consiste num exame físico que é realizado pelo médico, que pode também fazer algumas perguntas para perceber o que pode ter desencadeado os sintomas, como atividades que tenham sido realizadas, alimentos ou medicamentos ingeridos, regiões onde costumam aparecer as manchas ou frequência do aparecimento dos episódios.

A urticária é um distúrbio bastante comum. Estudos mostram que cerca de 20%, 25% das pessoas já manifestaram pelo menos um episódio da doença na vida. Estudos recentes apontam que, na maioria dos casos, a manifestação da urticária não está correlacionada com um processo alérgico.